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Existem pré-requisitos para isto?
O que posso fazer? De que forma?
Atendimento >> Pronto atendimento
• | Ambiente pelo qual serão iniciados os atendimentos sem agendamento prévio. |
Existem pré-requisitos para isto?
• | Para acessar a esta página, é necessário que você tenha permissão concedida pelo administrador do sistema e que os parâmetros necessários para a realização dessa ação tenham sido concedidos pelo mesmo. |
• | Possuir permissão para Acolhimento com classificação de risco concedida. |
O que posso fazer? De que forma?
Nesta página serão adicionados os pacientes que serão atendidos no estabelecimento de saúde, sem agendamento prévio. O pronto atendimento pode ser realizado acessando, Atendimento >> Prontos atendimentos ou até mesmo na Fila de atendimentos, clicando no botão + Pronto atendimento.
Identificação do paciente: Informe o nome do paciente. Se não localizá-lo, clique em Paciente e realize o cadastro do paciente.
Identificação do tipo de atendimento: Selecione o tipo de atendimento (Consulta ou procedimento), adicione as observações que julgar necessário e clique em Gravar. Aparecerá a seguinte mensagem:
Não: O paciente será adicionado à fila de espera sem a realização de classificação de risco, isto é, será adicionado ao último lugar na fila.
Sim: O sistema exibirá a tela de registro para classificação de riscos.
Identificação do paciente e dos responsáveis pelo atendimento: O sistema trará do pronto atendimento, a identificação do paciente, sendo necessário apenas, informar o nome do profissional (enfermeiro) responsável pela classificação de riscos e da equipe de saúde responsável pelo acompanhamento desse paciente. Se o paciente possui alguma alergia, essa informação também será exibida na tela.
A classificação de risco é organizada em Anamnese, triagem, classificação e encaminhamento.
• | Anamnese: Preencha com observações, os campos destinados à queixa que levou o paciente a procurar atendimento médico, o histórico dessa condição, e o seu parecer após a realização de um exame físico. |
• | Triagem: Preencha os campos que possibilitarão uma análise acerca das condições físicas do paciente. Além de informações básicas como a pressão arterial e a temperatura, é possível ainda preencher dados que possibilitarão classificar o grau de necessidade do paciente, fazendo com que o seu atendimento na unidade de saúde seja priorizado conforme as observações registradas. |
• | Classificação: O grau de necessidade do paciente é medido segundo padrões estabelecidos pelo protocolo manchester (por cor), sendo: |
o | Vermelho = Emergência. |
o | Laranja = Muito urgente. |
o | Amarelo = Urgente. |
o | Verde = Não urgente. |
o | Azul = Baixa complexidade. |
As informações preenchidas nas guias anteriores (anamnese e triagem) já classificarão o paciente automaticamente, mas você poderá alterar essa classificação.
• | Encaminhamento: Constatado que o estabelecimento não oferece recursos para dar continuidade ao atendimento, o profissional poderá providenciar, via sistema, o encaminhamento do paciente para outro estabelecimento. Basta preencher os campos exibidos na figura abaixo. |
Clique em Salvar e este paciente aparecerá na fila de atendimentos com a situação Encaminhado.
Concluído o Pronto atendimento, o sistema possibilitará a emissão da FAA (Ficha de Atendimento Ambulatorial).
E se o estabelecimento possuir serviços de urgências vinculados a ele, será possível emitira ficha de urgência. Os tipos de serviços vinculados ao estabelecimento podem ser vistos no próprio cadastro do estabelecimento.