Pronto Atendimentos

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Índice

Onde estou?

O que é isto?

Existem pré-requisitos para isto?

O que posso fazer? De que forma?

 

Onde estou?

 

 Atendimento >> Pronto atendimento

 

O que é isto?

 

Ambiente pelo qual serão iniciados os atendimentos sem agendamento prévio.

 

Existem pré-requisitos para isto?

 

Para acessar a esta página, é necessário que você tenha permissão concedida pelo administrador do sistema e que os parâmetros necessários para a realização dessa ação tenham sido concedidos pelo mesmo.

 

Possuir permissão para Acolhimento com classificação de risco concedida.

 

O que posso fazer? De que forma?

 

Nesta página serão adicionados os pacientes que serão atendidos no estabelecimento de saúde, sem agendamento prévio. O pronto atendimento pode ser realizado acessando, Atendimento >> Prontos atendimentos ou até mesmo na Fila de atendimentos, clicando no botão + Pronto atendimento.

 

Identificação do paciente: Informe o nome do paciente. Se não localizá-lo, clique em Paciente e realize o cadastro do paciente.

 

pronto atendimento

 

Identificação do tipo de atendimento: Selecione o tipo de atendimento (Consulta ou procedimento), adicione as observações que julgar necessário e clique em Gravar. Aparecerá a seguinte mensagem:

 

pronto atendimento mensagem

 

Não: O paciente será adicionado à fila de espera sem a realização de classificação de risco, isto é, será adicionado ao último lugar na fila.

Sim: O sistema exibirá a tela de registro para classificação de riscos.

 

Identificação do paciente e dos responsáveis pelo atendimento: O sistema trará do pronto atendimento, a identificação do paciente, sendo necessário apenas, informar o nome do profissional (enfermeiro) responsável pela classificação de riscos e da equipe de saúde responsável pelo acompanhamento desse paciente. Se o paciente possui alguma alergia, essa informação também será exibida na tela.

 

pronto atendimento classificacao de risco

 

A classificação de risco é organizada em Anamnese, triagem, classificação e encaminhamento.

 

Anamnese: Preencha com observações, os campos destinados à queixa que levou o paciente a procurar atendimento médico, o histórico dessa condição, e o seu parecer após a realização de um exame físico.
Triagem: Preencha os campos que possibilitarão uma análise acerca das condições físicas do paciente. Além de informações básicas como a pressão arterial e a temperatura, é possível ainda preencher dados que possibilitarão classificar o grau de necessidade do paciente, fazendo com que o seu atendimento na unidade de saúde seja priorizado conforme as observações registradas.

 

pronto atendimento classificacao de risco triagem

 

Classificação: O grau de necessidade do paciente é medido segundo padrões estabelecidos pelo protocolo manchester (por cor), sendo:

 

oVermelho = Emergência.
oLaranja = Muito urgente.
oAmarelo = Urgente.
oVerde = Não urgente.
oAzul = Baixa complexidade.

 

As informações preenchidas nas guias anteriores (anamnese e triagem) já classificarão o paciente automaticamente, mas você poderá alterar essa classificação.

 

 

pronto atendimento classificacao de risco classificacao

 

Encaminhamento: Constatado que o estabelecimento não oferece recursos para dar continuidade ao atendimento, o profissional poderá providenciar, via sistema, o encaminhamento do paciente para outro estabelecimento. Basta preencher os campos exibidos na figura abaixo.

 

pronto atendimento encaminhamento

 

Clique em Salvar e este paciente aparecerá na fila de atendimentos com a situação Encaminhado.

 

Concluído o Pronto atendimento, o sistema possibilitará a emissão da FAA (Ficha de Atendimento Ambulatorial).

 

barra inferior pronto atendimento

E se o estabelecimento possuir serviços de urgências vinculados a ele, será possível emitira ficha de urgência. Os tipos de serviços vinculados ao estabelecimento podem ser vistos no próprio cadastro do estabelecimento.