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Existem pré-requisitos para isto?
O que posso fazer? De que forma?
Atendimento >> Fila de Atendimento
• | Ambiente pare registro da chegada e ordenação dos pacientes no estabelecimento de saúde. |
Existem pré-requisitos para isto?
• | Para acessar a esta página, é necessário que você tenha permissão concedida pelo administrador do sistema. |
O que posso fazer? De que forma?
Nesta página serão visualizados os pacientes que aguardam atendimento no estabelecimento de saúde. Na fila de atendimentos, você registrará as primeiras informações acerca do estado de saúde do paciente, seja ele oriundo de um agendamento ou da demanda espontânea, Esses registros possibilitarão uma ordenação coerente com o estado de saúde de cada paciente e norteará as ações dos profissionais médicos.
A fila de atendimentos está estruturada da seguinte forma: Identificação da fila, Organização dos atendimentos, Organização dos pacientes, Interações da fila, Recursos da fila e Informações complementares.
Identificação da fila: O nome do estabelecimento de saúde é uma informação obrigatória, afinal, trata-se do local onde os atendimentos serão realizados. A fila pode ser direcionada por especialidade ou por profissional. Deixando esses campos em branco, a fila exibirá todos os pacientes que aguardam atendimento no estabelecimento.
Organização dos atendimentos: O sistema Saúde organiza seus atendimentos em Consultas e Procedimentos, logo, a fila de atendimentos possibilita a visualização dos pacientes conforme essa organização, visualizando os pacientes que aguardam consultas com médicos especialistas ou pacientes que aguardam pela realização de procedimentos ambulatoriais.
Organização dos pacientes: Quanto à organização dos pacientes, o sistema conta com as seguintes opções de visualização:
• | Situação: Exibe as situações dos pacientes que se encontram no estabelecimento de saúde (Agendado, aguardando, atendimento aberto, em atendimento, cancelado, finalizado e encaminhado); |
• | Origem: Exibe as origens do atendimento (Agendamentos, prontos atendimentos, retornos e encaminhamento interno); |
• | Prioridade: Exibe as situações em que um paciente poderá ter preferência no atendimento (Idoso, gestante e deficiente); |
• | Urgência: Exibe informações referentes à classificação de risco (Emergência, muito urgente, urgente, não urgente, baixa complexidade e não classificado). |
Interação da fila: A fila de atendimentos possui os seguintes recursos de interação:
• | Seleção de data: Ao acessar a fila de espera, o sistema exibe a data atual, mas você poderá alterá-la conforme sua necessidade; |
• | Pesquisa: Você pode digitar o nome de um paciente presente na fila para localizá-lo; |
• | Imprimir: Clique nesse botão para que os dados da fila de espera sejam impressos; |
• | Retorno: Clique nesse botão para que o sistema habilite a tela onde é possível adicionar uma consulta de retorno; |
• | Pronto atendimento: Clique nesse botão para que o sistema habilite onde é possível adicionar um pronto atendimento. |
Recursos da fila: Esses recursos geralmente são preenchidos por profissionais responsáveis pelo acolhimento do paciente, e as informações registradas nortearão a conduta dos profissionais médicos.
- Gera registro de atendimento: Clique nesse ícone para iniciar o registro do atendimento especializado.
- Gera registro de atendimento em Atenção Básica: Clique nesse ícone para iniciar o registro do atendimento em Atenção Básica (e-SUS).
- Classificação de risco: Clique nesse ícone para classificar o grau de prioridade de atendimento para esse paciente. Como mostra a imagem abaixo:
Selecione o profissional responsável pela classificação e informe sua especialidade. Ao lado da especialidade aparecerá o seguinte ícone: (Tornar especialidade padrão). Clicando sobre ele, você torna a especialidade selecionada padrão para este profissional, sempre que ele estiver realizando uma classificação de riscos. Esse recurso é utilizado quando o profissional possuir duas ou mais especialidades vinculadas a ele. Caso ele possua apenas uma especialidade, esta já será selecionada automaticamente pelo sistema.
Na sequência, selecione as colunas para preenchimento da classificação de riscos:
• | Anamnese: Informe a queixa principal, o histórico da doença ou mal-estar e observações acerca do exame físico realizado. |
• | Triagem: Aqui serão informados os dados vitais do paciente (pressão arterial, temperatura, pulso, frequência respiratória, entre outros). A classificação de riscos possui informações, que quando preenchidas, são determinantes para definir o grau de necessidade do atendimento. |
o | Dor: Conforme parecer do paciente, numa escala que vai de "0" a "10", informe um valor para a dor que ele está sentindo; |
o | Escala de coma Glasgow: Conforme observações realizadas durante a triagem, classifique em valores núméricos, o nível de consciência do paciente. As observações que possibilitam esse resultafdo avaliam a abertura ocular, a resposta verbal e a resposta motora. |
o | Superfície corporal queimada: Por meio de uma ilustração, indique quais foram os órgãos afetados pela queimadura, para que o sistema calcule a porcentagem total atingida. |
Ainda na triagem, informe se o paciente possui algum tipo de alergia, e se a resposta for sim, informe a qual substância ele é alérgico.
• | Classificação: A partir dos dados preenchidos anteriormente, classifique a prioridade de atendimento do paciente utilizando as seguintes cores: |
o | Vermelho: Emergência; |
o | Laranja: Muito urgente; |
o | Amarelo: Urgente; |
o | Verde: Não urgente; |
o | Azul: Baixa complexidade. |
Definida a classificação, o sistema indicará o tempo mínimo recomendável para espera até o atendimento.
• | Encaminhamento: Já na fila de atendimento, o paciente pode ser encaminhado para outro estabelecimento, uma vez constatada a falta de recursos para atendê-lo. |
Concluída a classificação, o sistema ordenará os pacientes conforme os dados registrados, e isso ficará visível pela cor apresentada em cada paciente, como mostra a figura abaixo.
Os ícones correspondentes à geração dos atendimentos (básico e especializado) mudaram para indicar que esse paciente está em atendimento.
- Prioridades de atendimentos: Além da triagem e da classificação, você ainda tem à sua disposição os ícones preferenciais (idoso, deficiente ou gestante). Clicando sobre qualquer um deles, você estará colocando o paciente para a "frente" da fila.
- Informar a chegada do paciente: Clique nesse ícone para informar a chegada de pacientes que já estejam na fila de atendimentos através de agendamento prévio;
- Triagem: Este registro pode ser feito durante o acolhimento ou até mesmo durante o atendimento, como forma de evolução do paciente. A diferença em relação à triagem anterior é que aqui você não precisa informar a escala de dor, a escala de coma Glasgov e a superfície corporal queimada. Aqui serão registrados apenas os sinais vitais e possíveis alergias do paciente.
Informações complementares: Clique sobre o nome do paciente para que o sistema exiba as informações registradas durante o acolhimento (triagem, classificação de riscos). Este recurso é muito útil para os profissionais que darão continuidade ao atendimento, uma vez que, essas informações servirão de referência para conduta médica aplicada no atendimento.