Modelo 14 - Pronunciamento do Dirigente

Página anterior Return to chapter overview Next page

Índice

Onde estou?
O que é isto? O que isto faz?
Pré-requisitos
O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?
Componentes da página

 

Onde estou?

Relatórios >> Anexos >> Modelo 14.

 

O que é isto? O que isto faz?

Esta tela lhe permite emitir um relatório com o pronunciamento do dirigente da instituição em relação às contas apresentadas - referentes aos bens num determinado período; conforme for o pronunciamento, poderá ser aprovada, ou não, a prestação de contas. Além disso, pode-se agregar informações ao relatório, tais como: "unidade de controle" e "responsáveis pela integridade do relatório".

Você pode ainda utilizar as funções da consulta rápida, por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa logo ao lado dos campos onde é possível realizar consultas.

 

Pré-requisitos

Para acessar esta tela, é necessário que você tenha permissão concedida pelo administrador do sistema.

 

O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?

Cadastrar - Para cadastrar um relatório de pronunciamento do dirigente, primeiramente, clique no botão Novo, preencha os campos da tela (para isso você pode consultar a seção Componentes da página) e clique no botão Salvar.  Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Consultar - Você pode procurar determinados registros utilizando a consulta rápida, acessada por meio da tecla <F2> ou apenas clicando na imagem da lupa, logo ao lado do campo do código. Será aberta uma tela para consulta, onde existem, inclusive,  várias opções de filtro. Se você já souber o código do registro, digite-o no campo Código e pressione a tecla <TAB>.
Alterar - Para alterar um registro, primeiramente você deve consultá-lo (veja instruções no tópico Consultar). Depois, altere os dados dos campos e clique no botão Salvar.
Excluir - Você pode excluir um relatório de pronunciamento do dirigente da seguinte forma: consulte o registro do demonstrativo que você deseja eliminar (veja instruções no tópico Consultar), clique no botão Excluir e confirme a exclusão.  Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Emitir - Para emitir o relatório, clique no botão Emitir. O relatório será processado e, enquanto você aguarda o término do processamento, você pode continuar a usar o sistema normalmente. Com o término do processo, será mostrada uma notificação, indicando o status da operação.

 

Componentes da página

 

Definições dos campos de dados

 

Item

Descrição

Código

Este campo corresponde ao código do pronunciamento do dirigente.

Unidade de controle

Por meio deste campo, será agregada ao relatório a descrição informada como identificação da unidade de controle.

Manifesto

Este campo lhe possibilita indicar a opinião do dirigente referente à prestação de contas. As opções disponíveis são: "Favorável" ou "Desfavorável".

Data de emissão do relatório

Este campo corresponde à data de emissão do relatório.

(Responsável) Pela elaboração

Campo referente ao responsável pela elaboração do pronunciamento do dirigente.

Matrícula

Este campo exibe o código da matrícula do responsável pela elaboração do pronunciamento.

Cargo

Este campo exibe o cargo do responsável pela elaboração do pronunciamento.

Valor

Este campo refere-se ao valor da prestação de contas apresentada pelo servidor.

Valor por extenso

Este campo exibe o valor por extenso da prestação de contas apresentada pelo servidor.

Data inicial prestação de contas

Este campo se refere à data inicial do período de prestação de contas apresentada pelo servidor.

Data final prestação de contas

Este campo se refere à data final do período de prestação de contas apresentada pelo servidor.

Justificativa

Este campo lhe permite adicionar ao relatório uma justificativa quanto à aprovação ou desaprovação da prestação de contas.

Dirigente

Este campo lhe possibilita agregar ao relatório o nome do funcionário responsável pela aprovação ou desaprovação da prestação de contas do relatório.

Matrícula

Este campo exibe o código da matrícula do responsável informado no campo Dirigente.

Cargo

Campo referente ao cargo do responsável informado no campo Dirigente.

Formato de saída

Este campo define qual será o formato de saída do relatório. Pode ser em PDF - será um documento em PDF -, HTML - será uma página da internet -, ou DOCX - será uma planilha do editor de planilhas.

 

Definições dos botões

 

Principais: Estes botões estão localizados no início da tela.

 

Item

Descrição

Novo

Clicando neste botão, você prepara a página para que sejam inseridas informações de um novo registro.

Salvar

Este botão lhe possibilita gravar os dados informados na página.

Cancelar

Ao pressionar este botão, você cancela as informações que você acabou de inserir ou atualizar, fazendo com o que o registro volte a ter os dados anteriores às alterações.

Excluir

Ao acionar este botão e, após, confirmar a exclusão, é possível excluir o cadastro selecionado.

Emitir

Ao clicar neste botão, você emite o relatório.