Índice
Inventário.
Esta tela lhe permite abrir um inventário para verificar se os bens cadastrados estão nos setores corretos. Aqui, você também pode adicionar itens ao inventário, importar arquivos de inventário e encerrá-lo.
Você pode ainda utilizar as funções da consulta rápida, por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa logo ao lado dos campos onde é possível realizar consultas, e as funções de cadastro, por meio da tecla <F3> ou clicando no título do campo que possui esta funcionalidade (o título terá uma flecha indicativa).
Para acessar esta tela, você deve ter permissão concedida pelo administrador do sistema.
Você precisa ainda ter comissões cadastradas, por meio do cadastro de comissões.
É necessário ainda que já existam bens cadastrados, por meio do cadastro de bens.
O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?
• | Cadastrar - Para cadastrar um inventário, clique no botão principal Novo, preencha os campos da tela (para isso, você pode consultar a seção Componentes da página) e clique no botão principal Salvar. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação. |
• | Consultar - Você pode procurar determinados registros utilizando a consulta rápida, acessada por meio da tecla <F2> ou apenas clicando na imagem da lupa, logo ao lado do campo do código. Será aberta uma tela para consulta, onde existem, inclusive, várias opções de filtro. Se você já souber o código do registro, digite-o no campo Inventário e pressione a tecla <TAB>. |
• | Alterar - Para alterar um cadastro, você deve, primeiro, consultá-lo (veja instruções no tópico Consultar) e selecionar o dado desejado. Depois, altere os dados dos campos e clique no botão principal Salvar. |
• | Excluir - Você pode excluir um inventário cadastrado da seguinte forma: consulte o registro do inventário que você deseja eliminar (veja instruções no tópico Consultar), selecione o registro desejado, clique no botão principal Excluir e confirme a exclusão. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação. |
• | Inserir bens no inventário - Você pode inserir os bens no inventário clicando no botão Adicionar Bem e escolhendo uma das duas opções de adição. Ao selecionar Um bem por vez, uma nova linha será criada na tabela de bens. Ao selecionar a opção Vários bens, será aberta uma popup com vários filtros. Assim você pode escolher os bens que você quer adicionar ao inventário. Para inserir itens no inventário, o mesmo não pode estar encerrado. |
• | Excluir bens do inventário - É possível excluir os bens do inventário, selecionando os bens que você deseja eliminar (para isso, marque a caixa de seleção ao lado do campo Bem) e clicando no botão secundário Excluir. Para gravar os dados, clique no botão principal Salvar. Para excluir itens do inventário, o mesmo não pode estar encerrado. |
• | Marcar situação dos itens do inventário - Você também pode marcar a situação de vários itens ao mesmo tempo, selecionando os bens desejados (para isso, marque a caixa de seleção ao lado do campo Bem) e clicando no botão Marcar situação como, logo acima do painel de Bens. Basta escolher a situação em que o(s) bem(s) se encontra(m). As opções de marcação são as seguintes: "Em localização", "No setor", "Em outro setor" e "Não localizado". Para marcar a situação dos itens do inventário, o mesmo não pode estar encerrado. |
• | Importar arquivos para o inventário - É possível também importar arquivos para o inventário. Clique no botão Importar arquivo, adicione o arquivo e importe. Para isso, o inventário não pode estar encerrado. Para mais informações sobre a importação de arquivos para o inventário, consulte importação de arquivos para o inventário. |
• | Encerrar inventário - Para encerrar um inventário, clique no botão Encerrar inventário e confirme a operação. Para mais informações sobre o encerramento do inventário, consulte encerramento do inventário. |
• | Baixar os bens não localizados - Após encerrar um inventário que possui bens que não foram localizados, é possível efetuar a baixa destes bens. Siga para a aba de Bens não localizados, selecione os bens que você deseja baixar, marcando a caixa de seleção ao lado do campo Bem, e clique no botão secundário Efetuar baixa. A tela de baixa de bens será aberta, já com os dados dos bens informados, e o processo de baixa continua lá. Para mais informações sobre a baixa de bens, acesse o cadastro de baixas do bem. |
Definições dos campos de dados
Item |
Descrição |
---|---|
Inventário * |
Este campo corresponde ao código do inventário. |
Data de abertura * |
Este campo se refere à data de abertura do inventário. |
Comissão * |
Este campo corresponde à comissão do inventário. Por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa, você pode consultar as comissões cadastradas. Por meio da tecla <F3> ou clicando no título do campo, você pode cadastrar uma nova comissão. |
Finalidade da comissão |
Este campo exibe a finalidade da comissão informada. |
Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Bens - Por meio deste painel, você cadastra ou exclui os bens do inventário.
Item |
Descrição |
---|---|
Bem |
Corresponde ao bem inserido no inventário. Por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa, você pode fazer uma consulta rápida dos bens cadastrados. |
Localização |
Este campo se refere à localização do bem, que pode ser: "Em localização", "No setor", "Em outro setor" e "Não localizado". |
Dt. lançamento |
Este campo corresponde à data de lançamento do bem no inventário. |
Bens localizados em outro setor - Neste painel, você informa o novo centro de custo para os bens que foram localizados em outro setor.
Item |
Descrição |
---|---|
Bem |
Este campo exibe o bem inserido no inventário. |
Centro de custo atual |
Este campo exibe o centro de custo atual do bem. |
Novo centro de custo |
Este campo se refere ao novo centro de custo do respectivo bem. Por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa, você pode fazer uma consulta rápida dos centro de custos cadastrados. |
Bens não localizados - Neste painel, você visualiza todos os bens que não foram localizados.
Item |
Descrição |
---|---|
Bem |
Este campo exibe o bem inserido no inventário. |
Situação |
Este campo exibe a situação do bem. |
Definições dos botões
Principais: Estes botões estão localizados no início tela.
Item |
Descrição |
---|---|
Novo |
Clicando neste botão, você prepara a página para que sejam inseridas informações de um novo registro. |
Salvar |
Este botão lhe possibilita gravar os dados informados na página. |
Cancelar |
Ao pressionar este botão, você cancela as informações que você acabou de inserir ou atualizar, fazendo com o que o registro volte a ter os dados anteriores às alterações. |
Excluir |
Ao acionar este botão e, após, confirmar a exclusão, é possível excluir o cadastro selecionado. |
Secundários: Estes botões estão localizados junto à lista de Bens do inventário.
Item |
Descrição |
---|---|
Adicionar bem |
Adiciona bens ao inventário. Ao clicar neste botão, você tem duas opções de adição de bens: "Um bem por vez" e "Vários Bens". Escolhendo a opção "Vários bens", será aberta uma popup com várias opções de filtro, facilitando a seleção dos bens. |
Marcar localização como |
Ao clicar neste botão, você pode mudar a localização dos bens selecionados. Basta escolher onde eles estão localizados. |
Importar arquivo |
Este botão lhe possibilita a importação de arquivos para o inventário. |
Excluir |
Ao acionar este botão e posteriormente o botão Salvar principal, é possível excluir o(s) registro(s) selecionado(s). |
Efetuar baixa |
Este botão lhe possibilita efetuar a baixa dos bens que não foram localizados. Fica visível somente quando o inventário estiver encerrado e quando neste inventário possuírem bens que não foram localizados. |