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Comissão.
Nesta tela, é possível cadastrar, alterar, consultar e excluir registros de comissões e membros da comissão.
Você pode ainda utilizar as funções da consulta rápida, por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa logo ao lado dos campos onde é possível realizar consultas, e as funções de cadastro, por meio da tecla <F3> ou clicando no título do campo que possui esta funcionalidade (o título terá uma flecha indicativa).
Para acessar esta tela, você deve ter permissão concedida pelo administrador do sistema.
Você precisa também ter atos cadastrados. O cadastro dos atos pode ser feito na página de cadastro de atos.
É necessário ainda que você tenha pessoas cadastradas, por meio do cadastro de pessoas.
O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?
• | Cadastrar - Para cadastrar uma comissão, clique no botão principal Novo, preencha os campos da tela (para isso, você pode consultar a seção Componentes da página) e clique no botão principal Salvar. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação. |
• | Consultar - Você pode procurar determinados registros utilizando a consulta rápida, acessada por meio da tecla <F2> ou apenas clicando na imagem da lupa, logo ao lado do campo do código. Será aberta uma tela para consulta, onde existem, inclusive, várias opções de filtro. Se você já souber o código do registro, digite-o no campo Código e pressione a tecla <TAB>. |
• | Alterar - Para alterar um cadastro, primeiramente você deve consultá-lo (veja instruções no tópico Consultar). Depois, modifique os dados dos campos e clique no botão principal Salvar. |
• | Excluir - Você pode excluir uma comissão cadastrada, da seguinte forma: consulte a comissão que você deseja eliminar (veja instruções no tópico Consultar), clique no botão Excluir e confirme a exclusão. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação. |
• | Adicionar membros - Para adicionar um membro da comissão, clique no botão secundário Novo, preencha os campos e clique no botão principal Salvar. |
• | Excluir membros - Para excluir um ou mais membros da comissão, selecione os membros que você deseja excluir, marcando a caixa de seleção ao lado do campo Sequencial, e clique no botão secundário Excluir. Após, clique no botão principal Salvar. |
Definições dos campos de dados
Item |
Descrição |
---|---|
Código * |
Este campo corresponde ao código da comissão. |
O que esta comissão realizará? * |
Neste campo, você informa o tipo da comissão, que pode ser: "Inventário de Bens" (para comissões destinadas a inventários) e "Reavaliação de Bens" (para comissões destinadas a valorização de bens). |
Ato * |
Neste campo, você deve inserir o ato correspondente à comissão. Por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa, você pode consultar os atos cadastrados. Por meio da tecla <F3> ou clicando no título do campo, você pode cadastrar um novo ato. |
Finalidade * |
Neste campo, você informa a finalidade da comissão. |
Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Membros - Por meio desta caixa, você cadastra e exclui membros da comissão.
Item |
Descrição |
---|---|
Sequencial |
Este campo exibe o número sequencial de cada membro que faz parte da comissão. |
Membro * |
Neste campo, você informa o membro da comissão. Por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa, você pode consultar os responsáveis cadastradas. |
Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Definições dos botões
Principais: Estes botões estão localizados no início da tela.
Item |
Descrição |
---|---|
Novo |
Clicando neste botão, você prepara a página para que sejam inseridas informações de um novo registro. |
Salvar |
Este botão lhe possibilita gravar os dados informados na página. |
Cancelar |
Ao pressionar este botão, você cancela as informações que você acabou de inserir ou atualizar, fazendo com o que o registro volte a ter os dados anteriores às alterações. |
Excluir |
Ao acionar este botão e, após, confirmar a exclusão, é possível excluir o cadastro selecionado. |
Secundários: Estes botões estão localizados acima do painel de Membros.
Item |
Descrição |
---|---|
Novo |
Ao clicar neste botão, uma nova linha será inserida no painel de membros. Caso o campo Tipo for "Inventário de Bens", o primeiro membro cadastrado na grade será o responsável pelas assinaturas dos termos de abertura e encerramento do inventário. |
Excluir |
Ao acionar este botão e posteriormente o botão Salvar principal, é possível excluir o(s) registro(s) selecionado(s). |