Cadastro de Seguros

Página anterior Return to chapter overview Next page

Índice

Onde estou?
O que é isto? O que isto faz?
Pré-requisitos
O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?
Componentes da página

 

Onde estou?

Bens >> Seguros.

 

O que é isto? O que isto faz?

Esta tela lhe permite cadastrar os seguros dos bens. Além disso, você pode consultar, alterar e excluir informações desses registros.

Você pode ainda utilizar as funções da consulta rápida, por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa logo ao lado dos campos onde é possível realizar consultas, e as funções de cadastro, por meio da tecla <F3> ou clicando no título do campo que possui esta funcionalidade (o título terá uma flecha indicativa).

 

Pré-requisitos

Para acessar esta tela, você deve ter permissão concedida pelo administrador do sistema.

É necessário ainda ter bens cadastrados, por meio do cadastro de bens.

É preciso que haja seguradoras cadastradas, a partir do cadastro de pessoas.

 

O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?

Cadastrar - Para cadastrar seguros, clique no botão Novo, preencha os campos da tela (para isso você pode consultar a seção Componentes da página) e clique no botão Salvar.  Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Consultar - Você pode procurar determinados registros utilizando a consulta rápida, acessada por meio da tecla <F2> ou apenas clicando na imagem da lupa, logo ao lado do campo do código. Será aberta uma tela para consulta, onde existem, inclusive,  várias opções de filtro. Se você já souber o código do registro, digite-o no campo Código e pressione a tecla <TAB>.
Alterar - Para alterar um cadastro, você deve, primeiro, consultá-lo (veja instruções no tópico Consultar). Depois, altere os dados dos campos e clique no botão Salvar.
Excluir - Você pode excluir um seguro cadastrado da seguinte forma: consulte o registro que você deseja eliminar (veja instruções no tópico Consultar), clique no botão Excluir e confirme a exclusão.  Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.

 

Componentes da página

 

Definições dos campos de dados

 

Item

Descrição

Código *

Este campo corresponde ao código com que o seguro será identificado no sistema.

Bem *

Neste campo, informe o bem que foi assegurado. Por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa, você pode consultar os bens cadastrados.

Seguradora *

Neste campo, inserir a seguradora responsável pelo seguro. Por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa, você pode consultar as seguradoras cadastradas. Por meio da tecla <F3> ou clicando no título do campo, você pode cadastrar uma nova seguradora.

Apólice *

Neste campo, voce deve informar o número do contrato (Apólice) do seguro.

Data de vencimento *

Neste campo, indique a data de vencimento do seguro. Esta data não poderá ser inferior a data de aquisição do bem.

Valor da franquia *

O respectivo campo se refere à quantia que está sendo paga pelo seguro deste bem.

Valor do segurado *

Este campo corresponde ao valor do bem que está sendo segurado, conforme a apólice de seguro. Este valor não pode ultrapassar o valor máximo permitido pela seguradora.

Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

 

Definições dos botões

 

Principais: Estes botões estão localizados no início da tela.

 

Item

Descrição

Novo

Clicando neste botão, você prepara a página para que sejam inseridas informações de um novo registro.

Salvar

Este botão lhe possibilita gravar os dados informados na página.

Cancelar

Ao pressionar este botão, você cancela as informações que você acabou de inserir ou atualizar, fazendo com o que o registro volte a ter os dados anteriores às alterações.

Excluir

Ao acionar este botão e, após, confirmar a exclusão, é possível excluir o cadastro selecionado.