Índice
Esta popup lhe permite salvar um modelo de consulta. Assim você pode personalizar as suas consultas, de acordo com o tipo de visualização que mais lhe agrada.
Para acessar esta popup, é necessário que você faça uma consulta em um campo do sistema e clique no botão Novo ou no botão Editar do painel de Pesquisa avançada da consulta rápida. Mais informações, consulte o tópico consulta rápida.
O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?
• | Salvar modelos de exibição - Para salvar um modelo de exibição, preencha os campos da popup (consulte a seção Componentes da popup) e clique no botão Salvar. |
• | Alterar modelos de exibição - Para alterar um modelo de exibição, edite o modelo desejado, modifique os dados e clique no botão Salvar. |
• | Adicionar critérios de pesquisa - Para adicionar um critério de pesquisa, clique no botão secundário Adicionar, preencha as informações da tabela (consulte a seção Componentes da popup) e clique no botão principal Salvar. |
• | Editar critérios de pesquisa - Para editar critérios de pesquisa, selecione os registros desejados, marcando a caixa de seleção ao lado do campo ( e clique no botão secundário Editar. Modifique as informações desejadas e clique no botão principal Salvar. |
• | Excluir critérios de pesquisa - Para excluir critérios de pesquisa, selecione os registros desejados, marcando a caixa de seleção ao lado do campo (, clique no botão secundário Excluir e confirme a exclusão. Após, clique no botão principal Salvar. |
• | Copiar modelos de exibição - Para copiar um modelo de exibição, selecione um modelo e edite. Após, clique no botão Copiar. Os dados do modelo antigo serão copiados para um novo modelo de exibição. |
Definições dos campos de dados
Item |
Descrição |
---|---|
Descrição |
Campo referente à descrição do modelo de exibição. |
Colunas - Por meio desta tabela, você seleciona os campos que serão visualizados na consulta.
Item |
Descrição |
---|---|
Campo |
Este campo se refere aos campos que serão mostrados na consulta. Você deve selecionar os campos que você deseja que apareça na exibição da pesquisa, marcando a caixa de seleção logo ao lado da descrição do campo. Por meio dos botões que estão ao lado desta tabela, você pode mudar a posição dos campos na tabela. Selecione o campo e clique em um dos botões para muda-lo de posição. A ordem dos campos na tabela será a ordem exibida na consulta. |
Critérios de pesquisa - Por meio desta tabela, você define os critérios de pesquisa que serão levados em consideração na consulta.
Item |
Descrição |
||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
( |
Campo separador de condições de pesquisa. |
||||||||||||||||
Campo |
Neste campo, você indica o campo pelo qual será realizado o filtro da pesquisa. |
||||||||||||||||
Teste |
Neste campo, você informa o tipo de verificação que vai ser feita em relação ao valor informado no campo Valor. Os dados retornados pela consulta serão aqueles em que a(s) condição(ões) for(em) verificada(s) como verdadeira(s). Você pode escolher entre uma das seguintes opções:
|
||||||||||||||||
Valor |
Este campo corresponde ao valor a que o os registros do campo Campo serão comparados. |
||||||||||||||||
) |
Campo separador de condições de pesquisa. |
||||||||||||||||
Ligação |
Campo correspondente ao conectivo das condições. Este campo é necessário quando você cria outra condição após a condição atual. As opções são as seguintes: "E" - Com este conectivo, a condição será satisfeita caso a condição seguinte também for verdadeira. "OU" - Com este conectivo, a condição será satisfeita se alguma das condições forem verdadeiras. |
Ordenação - Por meio desta tabela, você define o tipo de ordenação da consulta. A ordenação segue a ordem que os campos forem dispostos na tabela.
Item |
Descrição |
---|---|
Campo |
Este campo se refere aos campos pelas quais a consulta será ordenada. Você deve selecionar os campos que você deseja ordenar a pesquisa, marcando a caixa de seleção logo ao lado da descrição do campo. Por meio dos botões que estão ao lado desta tabela, você pode mudar a posição dos campos na tabela. Selecione o campo e clique em um dos botões para muda-lo de posição. A ordem dos campos na tabela será a mesma de ordenação da consulta. |
Ordem |
Por meio deste campo, você define se a ordenação do campo será "Crescente" ou "Decrescente". |
Definições dos botões
Principais: Estes botões estão localizados no final da tela.
Item |
Descrição |
---|---|
Salvar |
Este botão lhe possibilita gravar os dados informados na tela. |
Copiar |
Este botão lhe permite fazer a cópia do modelo de exibição. |
Cancelar |
Ao acionar este botão, você cancela os dados alterados ou inseridos e fecha a popup. |
Secundários: Estes botões estão localizados junto à lista de Critérios de pesquisa.
Item |
Descrição |
---|---|
Adicionar |
Ao clicar neste botão, uma nova linha será inserida no painel de critérios de pesquisa. |
Editar |
Clicando neste botão, você edita o(s) critério(s) de pesquisa selecionado(s). |
Excluir |
Ao acionar este botão, é possível excluir o(s) critério(s) de pesquisa selecionado(s). |
Secundários: Estes botões estão localizados ao lado da tabela de Colunas e de Ordenação. As funções dos botões são as mesmas para as duas tabelas.
Item |
Descrição |
---|---|
Mover para a primeira posição |
Ao clicar neste botão, a linha selecionada será movida para a primeira posição da tabela. Este botão é acionado ao clicar na imagem |
Mover para cima |
Ao clicar neste botão, a linha selecionada será movida para a posição acima da sua posição atual na tabela. Este botão é acionado ao clicar na imagem |
Mover para baixo |
Ao clicar neste botão, a linha selecionada será movida para a posição abaixo da sua posição atual na tabela. Este botão é acionado ao clicar na imagem |
Mover para a última posição |
Ao clicar neste botão, a linha selecionada será movida para a posição abaixo da sua posição atual na tabela. Este botão é acionado ao clicar na imagem |