Salvando a consulta rápida

Página anterior Return to chapter overview Next page

Índice

O que é isto? O que isto faz?
Pré-requisitos
O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?
Componentes da popup

 

O que é isto? O que isto faz?

Esta popup lhe permite salvar um modelo de consulta. Assim você pode personalizar as suas consultas, de acordo com o tipo de visualização que mais lhe agrada.

 

Pré-requisitos

Para acessar esta popup, é necessário que você faça uma consulta em um campo do sistema e clique no botão Novo ou no botão Editar do painel de Pesquisa avançada da consulta rápida. Mais informações, consulte o tópico consulta rápida.

 

O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?

Salvar modelos de exibição - Para salvar um modelo de exibição, preencha os campos da popup (consulte a seção Componentes da popup) e clique no botão Salvar.
Alterar modelos de exibição - Para alterar um modelo de exibição, edite o modelo desejado, modifique os dados e clique no botão Salvar.
Adicionar critérios de pesquisa - Para adicionar um critério de pesquisa, clique no  botão secundário Adicionar, preencha as informações da tabela (consulte a seção Componentes da popup) e clique no botão principal Salvar.
Editar critérios de pesquisa - Para editar critérios de pesquisa, selecione os registros desejados, marcando a caixa de seleção ao lado do campo ( e clique no  botão secundário Editar. Modifique as informações desejadas e clique no botão principal Salvar.
Excluir critérios de pesquisa - Para excluir critérios de pesquisa, selecione os registros desejados, marcando a caixa de seleção ao lado do campo (, clique no  botão secundário Excluir e confirme a exclusão. Após, clique no botão principal Salvar.
Copiar modelos de exibição - Para copiar um modelo de exibição, selecione um modelo e edite. Após, clique no botão Copiar. Os dados do modelo antigo serão copiados para um novo modelo de exibição.

 

Componentes da popup

 

Definições dos campos de dados

 

Item

Descrição

Descrição

Campo referente à descrição do modelo de exibição.

 

Colunas - Por meio desta tabela, você seleciona os campos que serão visualizados na consulta.

 

Item

Descrição

Campo

Este campo se refere aos campos que serão mostrados na consulta. Você deve selecionar os campos que você deseja que apareça na exibição da pesquisa, marcando a caixa de seleção logo ao lado da descrição do campo. Por meio dos botões que estão ao lado desta tabela, você pode mudar a posição dos campos na tabela. Selecione o campo e clique em um dos botões para muda-lo de posição. A ordem dos campos na tabela será a ordem exibida na consulta.

 

Critérios de pesquisa - Por meio desta tabela, você define os critérios de pesquisa que serão levados em consideração na consulta.

 

Item

Descrição

(

Campo separador de condições de pesquisa.

Campo

Neste campo, você indica o campo pelo qual será realizado o filtro da pesquisa.

Teste

Neste campo, você informa o tipo de verificação que vai ser feita em relação ao valor informado no campo Valor. Os dados retornados pela consulta serão aqueles em que a(s) condição(ões) for(em) verificada(s) como verdadeira(s). Você pode escolher entre uma das seguintes opções:

"Igual" - A consulta retorna os registros em que o campo Campo tenha valores iguais ao valor informado no campo Valor. Para esta condição, você deve informar um valor no campo Valor.
"Diferente de" - A consulta retorna os registros em que o campo Campo tenha valores diferentes ao valor informado no campo Valor. Para esta condição, você deve informar um valor no campo Valor.
"Menor que" - A consulta retorna os registros em que o campo Campo tenha valores menores do que o valor informado no campo Valor. Para esta condição, você deve informar um valor no campo Valor.
"Maior que" -  A consulta retorna os registros em que o campo Campo tenha valores maiores do que o valor informado no campo Valor. Para esta condição, você deve informar um valor no campo Valor.
"Menor ou igual à" - A consulta retorna os registros em que o campo Campo tenha valores menores ou iguais ao valor informado no campo Valor. Para esta condição, você deve informar um valor no campo Valor.
"Maior ou igual à" - A consulta retorna os registros em que o campo Campo tenha valores maiores ou iguais ao valor informado no campo Valor. Para esta condição, você deve informar um valor no campo Valor.
"É nulo" - A consulta retorna os registros onde o campo Campo possua valores nulos. Para esta condição, você não precisa informar um valor no campo Valor.
"Não é nulo" - A consulta retorna os registros onde o campo Campo não possua valores nulos. Para esta condição, você não precisa informar um valor no campo Valor.

Valor

Este campo corresponde ao valor a que o os registros do campo Campo serão comparados.

)

Campo separador de condições de pesquisa.

Ligação

Campo correspondente ao conectivo das condições. Este campo é necessário quando você cria outra condição após a condição atual. As opções são as seguintes:

"E" - Com este conectivo, a condição será satisfeita caso a condição seguinte também for verdadeira.

"OU" - Com este conectivo, a condição será satisfeita se alguma das condições forem verdadeiras.

 

Ordenação - Por meio desta tabela, você define o tipo de ordenação da consulta. A ordenação segue a ordem que os campos forem dispostos na tabela.

 

Item

Descrição

Campo

Este campo se refere aos campos pelas quais a consulta será ordenada. Você deve selecionar os campos que você deseja ordenar a pesquisa, marcando a caixa de seleção logo ao lado da descrição do campo. Por meio dos botões que estão ao lado desta tabela, você pode mudar a posição dos campos na tabela. Selecione o campo e clique em um dos botões para muda-lo de posição. A ordem dos campos na tabela será a mesma de ordenação da consulta.

Ordem

Por meio deste campo, você define se a ordenação do campo será "Crescente" ou "Decrescente".

 

Definições dos botões

 

Principais: Estes botões estão localizados no final da tela.

 

Item

Descrição

Salvar

Este botão lhe possibilita gravar os dados informados na tela.

Copiar

Este botão lhe permite fazer a cópia do modelo de exibição.

Cancelar

Ao acionar este botão, você cancela os dados alterados ou inseridos e fecha a popup.

 

Secundários: Estes botões estão localizados junto à lista de Critérios de pesquisa.

 

Item

Descrição

Adicionar

Ao clicar neste botão, uma nova linha será inserida no painel de critérios de pesquisa.

Editar

Clicando neste botão, você edita o(s) critério(s) de pesquisa selecionado(s).

Excluir

Ao acionar este botão, é possível excluir o(s) critério(s) de pesquisa selecionado(s).

 

Secundários: Estes botões estão localizados ao lado da tabela de Colunas e de Ordenação. As funções dos botões são as mesmas para as duas tabelas.

 

Item

Descrição

Mover para a primeira posição

Ao clicar neste botão, a linha selecionada será movida para a primeira posição da tabela. Este botão é acionado ao clicar na imagem moverPrimeiraPosicao.

Mover para cima

Ao clicar neste botão, a linha selecionada será movida para a posição acima da sua posição atual na tabela. Este botão é acionado ao clicar na imagem moverCima.

Mover para baixo

Ao clicar neste botão, a linha selecionada será movida para a posição abaixo da sua posição atual na tabela. Este botão é acionado ao clicar na imagem moverBaixo.

Mover para a última posição

Ao clicar neste botão, a linha selecionada será movida para a posição abaixo da sua posição atual na tabela. Este botão é acionado ao clicar na imagem moverUltimaPosicao.