Gerenciador de permissões - guia: Usuários

Página anterior Return to chapter overview Next page

Índice

Onde estou?
O que é isto? O que isto faz?
Pré-requisitos
O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?
Componentes da guia

 

Onde estou?

Utilitários >> Gerenciador de permissões >> guia Usuários.

 

O que é isto? O que isto faz?

Esta guia lhe permite adicionar e excluir usuários, bem como adicionar e excluir usuários em grupos. Também permite conceder e revogar permissões de acesso à páginas e restrições de acesso por horários e locais.

 

Pré-requisitos

Para acessar esta guia, você deve ter permissão concedida pelo administrador do sistema.

Para cadastrar usuários e conceder permissões e restrições de acesso, é necessário que você seja o administrador do sistema.

Para cadastrar um usuário, é preciso que o mesmo já esteja cadastrado da Central do Usuário.

 

O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?

Adicionar usuários -  Para adicionar usuários, clique no botão Adicionar usuário, localizado no canto esquerdo da tela, junto à lista de usuários, preencha as informações da popup que será aberta e clique no botão Salvar da popup. Acesse adicionando usuários para obter mais informações sobre a adição de usuários. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Excluir usuários -  Para excluir usuários, selecione o usuário que você deseja excluir, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela, clique no botão Excluir e confirme a exclusão.
Adicionar usuários à grupos -  Para adicionar usuários à grupos, selecione o usuário que você deseja incluir em grupos, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela. Clique no ícone  de Grupos do usuário, selecione os grupos que você deseja incluir os usuários, clicando no nome do grupo na lista de Grupos disponíveis e clique no botão Adicionar. Note que os grupos selecionados foram adicionados à lista Grupos selecionados. Para selecionar todos os grupos de uma só vez, clique no botão Adicionar todos. Após, clique no botão Salvar. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Remover usuários de grupos -  Para remover usuários dos grupos, selecione o usuário que contém o grupo que você deseja retirar de determinado grupo, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela. Clique no ícone  de Grupos do usuário, selecione os grupos que você deseja retirar o usuário, clicando no nome do grupo na lista de Grupos selecionados e clique no botão Remover. Note que os grupos selecionados retornaram à lista Grupos disponíveis. Para remover todos os grupos de uma só vez, clique no botão Remover todos. Após, clique no botão Salvar. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Conceder permissões de páginas aos usuários -  Para conceder e revogar permissões de acesso aos usuários criados, selecione o usuário que você deseja conceder ou revogar permissões de acesso, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela. Após, marque as opções das páginas que você deseja conceder permissão. Você pode fazer uma pesquisa das páginas, digitando o nome ou parte do nome da página desejada e clicando no botão Pesquisar, do painel de Permissões de páginas. Para ver todas as páginas novamente, clique no botão Todos, do painel de Permissões de páginas. Depois de marcar as opções desejadas, clique no botão Salvar. Para revogar permissões de acesso, o processo é o mesmo, porém você deve desmarcar as páginas que o usuário não teve ter acesso. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Conceder permissões e restrições de acesso por horário - Para conceder permissões e restrições de acesso por horário aos usuários criados, selecione o usuário que você deseja conceder permissões e restrições de acesso, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela. Clique no ícone  de Permissões e restrições de acesso, clique no botão secundário Adicionar e escolha entre conceder permissões e restrições de acesso. Para mais informações sobre como conceder permissões e restrições de acesso, acesse concedendo e restringindo permissões de acesso por horário. Após, clique no botão principal Salvar.
Excluir permissões e restrições de acesso por horário - Para excluir permissões e restrições de acesso por horário, selecione o usuário que você deseja excluir permissões e restrições de acesso, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela. Clique no ícone de Permissões e restrições de acesso, selecione as permissões e restrições desejadas, marcando a caixa de seleção logo ao lado do campo #, clique no botão secundário Excluir e confirme a exclusão. Após, clique no botão principal Salvar.
Editar permissões e restrições de acesso por horário - Para editar permissões e restrições de acesso por horário aos usuários criados, selecione o usuário que você deseja editar as permissões e restrições de acesso, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela. Clique no ícone do lápis, ao lado do registro que você deseja editar, modifique os dados e clique no botão principal Salvar.
Defnir locais de acesso - Para definir os locais de onde os usuários poderão acessar o sistema, selecione o usuário que você deseja conceder permissões de acesso, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela. Clique no ícone  de Permissões e restrições de acesso, clique no botão secundário Adicionar local de acesso, informe os IP´s das máquinas que os usuário terão permissão para acessar o sistema e clique no botão OK da popup. Para informar mais de um IP, utilize a vírgula (,) como separador de IP´s diferentes. Após, clique no botão principal Salvar.
Excluir locais de acesso - Para excluir os locais de onde os usuários poderão acessar o sistema, selecione o usuário que você deseja excluir a permissões de acesso, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela. Clique no ícone  de Permissões e restrições de acesso, selecione os locais de acesso que você deseja excluir, marcando a caixa de seleção ao lado do endereço da máquina desejada, e clique no botão secundário Excluir. Após clique no botão principal Salvar.
Identificar o usuário como administrador - Para identificar o usuário como administrador do sistema, selecione o usuário que você deseja tornar administrador do sistema, clicando no nome do usuário, disponível na lista do lado esquerdo da tela e marque a opção Administrador, localizada no painel de Permissões de páginas. Após, clique no botão Salvar. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Liberar token - Você pode liberar o token para que o usuário tenha acesso exclusivo à páginas e serviços do sistema. Marque a opção Liberar token, no painel Token para acessos exclusivos e clique no botão Salvar. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação.
Pesquisar usuários -  Para pesquisar usuários cadastrados, digite o nome ou parte do nome do usuário na caixa de texto, disponível acima da lista de usuários, do lado esquerdo da tela. Após, clique no botão Pesquisar. Para ver todos os usuários novamente, clique no botão Todos. Os usuários que se enquadrarem no filtro informado serão exibidos no mesmo painel que abriga a lista de usuários.

 

Componentes da guia

 

Definições dos campos de dados

 

Item

Descrição

Pesquisar usuários

Este campo corresponde ào filtro por nome do usuário.

 

Token para acessos exclusivos - Por meio deste painel, você libera o token para acessos exclusivos à paginas e serviços.

 

Item

Descrição

Liberar token

Marcando este campo, você faz a liberação do token.

 

Permissões de páginas - Por meio deste painel, você cadastra e exclui permissões de páginas para o grupo selecionado.

 

Item

Descrição

Administrador

Marcando este campo, você identifica o usuário como administrador do sistema.

Pesquisar páginas

Este campo corresponde ào filtro por nome da página.

 

Grupos do usuário - Por meio deste painel, você cadastra e exclui grupos para o usuário selecionado.

 

Item

Descrição

Grupos disponíveis

Esta lista exibe os grupos disponíveis para inclusão de usuários.

Grupos selecionados

Esta lista exibe os grupos a que os usuários já pertencem.

 

Permissões e restrições de horários - Por meio deste painel, você cadastra e exclui permissões e restrições de acesso por horário ao usuários.

 

Item

Descrição

#

Indica se é uma permissão ou uma restrição de acesso.

Recorrência

Mostra a recorrência da permissão ou restrição. Pode ser uma permissão ou restrição diária, semanal ou mensal, definindo os dias da semana, os meses do ano e os dias do mês.

Horários

Mostra os horários referentes à permissão ou restrição de acesso.

 

IP´s de acesso - Por meio deste painel, você cadastra e exclui locais de acesso para os usuários do sistema.

 

Item

Descrição

IP´s com permissão de acesso

Mostra os IP´s das máquinas que podem acessar o sistema.

 

Definições dos botões

 

Principais: Estes botões estão localizados acima da lista de grupos.

 

Item

Descrição

Pesquisar

Acionando este botão, você realiza a pesquisa de usuários.

Todos

Ao pressionar este botão, todos os usuários são mostrados na lista de usuários.

Adicionar usuário

Este botão lhe possibilita adicionar usuários.

Salvar

Acionando este botão, você grava os dados informados ou alterados no usuário.

Excluir

Ao pressionar este botão, você exclui o usuário selecionado.

 

Secundários: Estes botões estão localizados no painel de Permissões de páginas.

 

Item

Descrição

Pesquisar

Acionando este botão, você realiza a pesquisa das páginas disponíveis.

Todos

Ao pressionar este botão, todas as páginas são mostradas na listagem de páginas.

 

Secundários: Estes botões estão localizados no painel de Grupos do usuário.

 

Item

Descrição

Adicionar todos

Acionando este botão, você adiciona à lista de grupos selecionados todos os grupos da lista de grupos disponíveis.

Adicionar

Acionando este botão, você adiciona à lista de grupos selecionados os grupos selecionados na lista de grupos disponíveis.

Remover

Acionando este botão, você remove os grupos que foram selecionados da lista de grupos selecionados.

Remover todos

Acionando este botão, você remove todos os grupos da lista de grupos selecionados.

 

Secundários: Estes botões estão localizados no painel de Permissões e restrições de acesso de horários.

 

Item

Descrição

Adicionar

Acionando este botão, você adiciona uma nova permissão ou restrição de acesso por horário.

Excluir

Acionando este botão, você exclui as permissões ou restrições de acesso por horário selecionadas.

Editar

Ao clicar neste botão, você edita uma permissão ou restrição de acesso. Este botão é acionando ao clicar no ícone editar2.

 

Secundários: Estes botões estão localizados no painel de Locais de acesso.

 

Item

Descrição

Adicionar local de acesso

Acionando este botão, você adiciona um endereço de IP, sendo que este ficará liberado para acessar o sistema.

Excluir

Acionando este botão, você exclui os endereços de IP selecionados.