Gerenciador de certificados

Página anterior Return to chapter overview Next page

Índice

Onde estou?

O que é isto?

Existem pré-requisitos para isto?

O que posso fazer? De que forma?

Dicas:

Consulte também:

 

Onde estou?

Módulo Contribuinte >> Opções >> Gerenciador de Certificados

 

O que é isto?

Por meio desta funcionalidade você importa o seu certificado ICP-Brasil do tipo A1 para facilitar a assinatura digital no momento da emissão da nota eletrônica por meio do sistema Fly e-Nota.

 

Existem pré-requisitos para isto?

Para acessar esta janela é necessário que você possua permissão.

 

O que posso fazer? De que forma?

Para importar o seu certificado digital ICP-Brasil do tipo A1 é necessário que você pressione o botão <Selecionar> para que seja aberta uma outra tela para localizar o respectivo arquivo em seu computador. Feito isso, informe a senha e após sair deste campo os outros serão automaticamente populados. Ao gravar, o registro é exibido na listagem logo abaixo.

A principal vantagem da importação do certificado é que o sistema o reconhecerá automaticamente no momento da assinatura digital da nota por meio do portal Fly e-Nota,  deste modo, facilita e agiliza a emissão da nota, pois não é mais necessário selecionar o certificado nem inserir a senha. Isto vale também para a emissão da nota a partir de qualquer computador, isto é, ainda que você emita a nota fiscal de um computador em que não havia sido pré-instalado o certificado digital ela será finalizada com sucesso.

Uma segunda vantagem é que outros usuários que possuem permissão para acessar sua empresa e emitir notas também poderão realizá-la sem precisar digitar a senha.  Exemplo: Nos casos de hotéis onde há vários atendentes em turnos alternados.

Somente é possível importar o e-CPF ou e-CNPJ ICP-Brasil do tipo A1 cujo CPF/CNPJ seja o mesmo do contribuinte emitente de notas fiscais. Os e-CPFs dos Responsáveis Autorizados das empresas não podem ser adicionados nesta rotina.

Devido a questão da validade dos certificados, podem ser inseridos vários certificados da empresa, porém somente 1 pode estar em uso. Este que está em uso é que é utilizado pelo sistema para assinar as notas.

 

Dicas:

Ainda com dúvidas? Assista aqui o tutorial.

 

Consulte também:

Incluindo usuários para acessar o sistema
Adicionando responsáveis autorizados a emitir as notas fiscais
Emitindo notas