Atendimento Individual

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Índice

Onde estou?

O que é isto?

Existem pré-requisitos para isto?

O que posso fazer? De que forma?

 

Onde estou?

 

 Cadastros >>Atenção básica >> e-SUS >> Atendimento individual

 

O que é isto?

 

Nesta tela o usuário pode cadastrar, os atendimentos referente a atenção básica, sendo originados de um Atendimento, Procedimento ou Odontológico.

 

Existem pré-requisitos para isto?

 

Para acessar a esta página, é necessário que o usuário tenha permissão concedida pelo administrador do sistema.

 

O que posso fazer? De que forma?

 

Início do Atendimento: Por padrão, ao clicar em "Novo", o sistema irá exibir os "Dados inicias" contemplados na guia "Início do Atendimento." Os próximos campos serão preenchidos de acordo com a "Origem do Atendimento" (Atendimento / Procedimento / Odontológico).

 

dados iniciais

Selecionando como origem as opçoes "Atendimento" ou "Procedimento", serão apresentadas as seguintes guias:

 

Atendimentos AB: Nesta guia estão as opções que possibilitarão o preenchimento das seguintes ações:
Avaliação: Aqui serão indicados os problemas /condições avaliadas pelo profissional durante o atendimento;
Solicitação de Exames: Aqui poderão ser solicitados os exames que venham a contribuir para o diagnóstico do paciente;
Avaliação do Exame: Aqui os resultados dos exames realizados estarão disponíveis para a análise do profissional solicitante;
Informações Complementares: Aqui serão apontadas as informações referentes à conduta dos profissional diante da situação do paciente;
Procedimentos: Aqui serão informados os procedimentos realizados durante o atendimento. Estes procedimentos são oriundos da Tabela Unificada de Procedimentos. Esta opção será apresentada quando a "Origem do Atendimento " for "Procedimento" e "Odontológico".

 

atendimento ab

 

Procedimentos: Nesta guia serão solicitados os procedimentos indicados ao paciente.

 

procedimentos

 

Registro do paciente: As ações desta guia contemplam registros realizados durante um "Atendimento Especializado".
Triagem: Aqui serão informados os dados coletados no acolhimento do paciente (aferição de pressão arterial, peso, altura, outros);
SOAP: Aqui serão informados os dados coletados durante a entrevista com o paciente, seguindo modelo SOAP (Subjetivo / Objetivo / Avaliação / Plano);
Anamnese: Aqui serão informados os dados coletados durante a entrevista com o paciente seguindo o modelo da anamnese completa;
Exames físicos: Aqui serão informados os dados coletados no exame físico realizado durante o atendimento;

 

registro do paciente

 

Receituário: Aqui os profissionais médicos poderão prescrever os medicamentos necessários ao tratamento do paciente;
Tratamento / Terapia: Aqui os profissionais poderão prescrever medicamentos a serem administrados no próprio estabelecimento de saúde como forma de tratamento acompanhado;
Diagnóstico: Aqui os profissionais médicos poderão descrever suas observações e apontar o CID (Classificação Internacional de Doenças);
Evolução Diária: Aqui serão informados os dados referente à evolução do paciente diante de uma medicação realizada no estabelecimento de saúde;
Exames citopatológicos: Aqui serão cadastradas as solicitações para os exames citopatológicos;
Solicitações AIH: Aqui serão cadastradas as solicitações para AIH (Autorização para Internação Hospitalar);
Laudo para TFD: Aqui serão cadastrados os Laudos para o TFD (Tratamento Fora do Domicílio);
Atestados: Aqui serão cadastrados os atestados solicitados pelos pacientes (Médico / Comparecimento / Saúde);
Encaminhamentos: Aqui os profissionais poderão encaminhar o paciente para outro estabelecimento.

 

Informações: Nesta guia constam os registros dos atendimentos realizados para o paciente. É preciso selecionar o "Tipo de Registro" para que o sistema exiba os dados referentes aos Atendimentos, Agendamentos, Prontos atendimentos, Medicação contínua, Dispensas realizadas, Fichas Atenção Básica, Solicitação de exames, Solicitação de agendamentos / procedimentos e Registros de TFD.

 

acompanhamento

 

Cada "Tipo de Registro" possui diferentes ações, sendo que todas estão organizadas por colunas. Exemplo: Atendimentos: Está organizada pelas colunas: N° do Atendimento, Data e hora, Especialidade / Procedimento, Profissional, Estabelecimento, Procedimento realizado, Diagnóstico, Situação do atendimento, Classificação de risco e Ações.
Todos os "Tipos de registros" possuem a coluna "Ação". Ao clicar sobre o ícone, o sistema irá abrir as informações do atendimento / agendamento / pronto atendimento, outros.
Os Atendimentos Odontológicos possuem a mesma estrutura, entretanto, as ações contempladas na guia "Atendimento AB"  são diferentes:

 

atendimento odonto

 

Odontológico: Aqui serão informados os dados referente à consulta, o fornecimento de algum material (escova ou creme dental), a conduta e se necessário o encaminhamento para outros profissionais;
Procedimento: Aqui serão informados os procedimentos realizados durante o atendimento odontológico. Estes procedimentos são oriundos da Tabela Unificada de Procedimentos do SUS.

 

Na barra inferior estão as opções de interação. São elas:
Novo: Inicia um novo cadastro;
Gravar: Salva as ações registradas durante o atendimento;
Cancelar: Cancela um comando específico do atendimento;

 

barra inferior

 

Excluir: Exclui o atendimento cuja situação esteja "Em Aberto". Esta ação faz com que o paciente retorne para situação de origem (Aguardando Atendimento);
Cancelar Atendimento: Cancela todo o atendimento, sendo necessário adicionar uma justificativa para concluir o processo;
Finalizar: Encerra o atendimento;
Emitir prontuário: Gera o prontuário do paciente para a impressão.