Índice
Existem pré-requisitos para isto?
O que posso fazer? De que forma?
Entendendo o relatório/consulta:
Orientação: Nesta seção, cite todos os menus de acesso à funcionalidade, mencionando o módulo (se houver), o nome do menu principal e o nome da funcionalidade.
Exemplo: Módulo X >> nome do menu principal >> nome da funcionalidade
Orientação: Nesta seção, descreva o objetivo da funcionalidade.
Orientação: Nesta seção, cite os pré-requisitos necessários para a utilização da funcionalidade. Exemplos: permissões, configurações, cadastros prévios, entre outros.
Orientação: Nesta seção, descreva as operações que o usuário pode realizar na funcionalidade. Nos casos em que a funcionalidade permite realizar várias operações, sugerimos que elas sejam listadas na forma de links, assim o usuário pode consultar diretamente a operação desejada.
Ao descrevê-la, você deve se colocar no papel de usuário e tentar identificar as dúvidas que podem surgir ao usuário durante a utilização da funcionalidade.
Lembre-se de citar também a forma como o usuário pode executar essas operações. Você pode utilizar: imagens, fluxo, tabela, passo a passo, vídeo ou qualquer outra forma que auxilie o usuário.
É importante lembrar que itens e operações da funcionalidade que são auto-explicativos não devem ser citados.
Orientação: Esta seção é utilizada somente nos casos em que há necessidade de auxiliar o usuário no entendimento das informações geradas em um relatório ou consulta.
Orientação: Nesta seção, cite dicas que fazem a diferença no dia a dia do usuário, como por exemplo aquelas que aumentam a produtividade e desempenho, links oficiais de acesso à legislação, entre outros.
Orientação: Nesta seção, cite os temas relacionados à funcionalidade.
Eles são descritos no formato de links, cujo nome do link deve remeter à ação do usuário no sistema, e não o nome da funcionalidade.
Por exemplo: ao invés de citar 'Pacotes de liberação' que é o nome de uma funcionalidade do sistema Suporte Revendas, cite 'Empacotando SARs' que corresponde à ação que o usuário irá executar no sistema. Os nomes utilizados aqui são bem semelhantes ou até iguais aos citados no Tópico Principais funcionalidades da árvore de navegação.