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Bens >> Contas.
Nesta tela, é possível cadastrar, alterar, consultar e excluir contas.
Você pode ainda utilizar as funções da consulta rápida, por meio da tecla <F2> ou clicando na imagem da lupa logo ao lado dos campos onde é possível realizar consultas.
Para acessar esta página, você deve ter permissão concedida pelo administrador do sistema.
O que posso fazer? De que forma? O que acontecerá?
• | Cadastrar - Para cadastrar uma conta, pressione o botão Novo, preencha os campos (para isso, você pode consultar a seção Componentes da página) e clique no botão Salvar. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação. |
• | Consultar - Você pode procurar determinados registros utilizando a consulta rápida, acessada por meio da tecla <F2> ou apenas clicando na imagem da lupa, logo ao lado do campo do código. Será aberta uma tela para consulta, onde existem, inclusive, várias opções de filtro. Se você já souber o código do registro, digite-o no campo Código e pressione a tecla <TAB>. |
• | Alterar -- Para alterar um cadastro, você deve, primeiro, consultá-lo (veja instruções no tópico Consultar) e selecionar o dado desejado. Depois, altere os dados dos campos e clique no botão Salvar. Caso você altere o percentual de correção da conta, você pode alterar o percentual de correção de todos os bens pertencentes à conta. Para isso, clique no botão Atualizar bens da popup que vai ser aberta ao clicar no botão Salvar. Enquanto a atualização do percentual de correção dos bens é atualizado,você pode continuar a usar o sistema. Com o término do processo, será mostrada uma notificação indicando o status da operação. Se você não quiser alterar o percentual de correção dos bens, clique em Não, manter percentual. |
• | Excluir - Você pode excluir uma conta cadastrada da seguinte forma: consulte a conta que você deseja eliminar (veja instruções no tópico Consultar), clique no botão Excluir e confirme a exclusão. Próximo ao topo da tela aparecerá uma mensagem indicando o status da operação. |
Definições dos campos de dados
Item |
Descrição |
---|---|
Código * |
Este campo corresponde ao código com que a conta será identificada no sistema. Informe o número da conta utilizando a máscara definida nas configurações do sistema. |
Descrição * |
Este campo é referente ao nome que melhor identifica a conta. |
Aspecto físico dos bens desta conta * |
Neste campo é possível informar os tipo de bens que estarão nesta conta, que poderão ser: "Tangíveis", "Intangíveis" e "Recursos Naturais". |
Classificação * |
Neste campo, selecione a opção que caracterizará os bens que serão vinculados à conta. As opções são: "Bens móveis", "Bens imóveis", "Bens móveis de natureza industrial", "Bens imóveis de natureza industrial", "Outros bens", "Almoxarifado", "Créditos", "Títulos e Valores" e "Bens de domínio público". |
Percentual de depreciação/amortização/exaustão * |
Através deste campo é possível informar o percentual anual dos bens que utilizarão esta conta. |
Código TCE |
Este campo se refere ao código da conta correspondente ao TCE - Tribunal de Contas do Estado. |
Os bens desta conta estão em processo de aquisição |
Selecionando esta opção é possível identificar se a conta refere-se a bens em processo de aquisição. |
Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Definições dos botões
Principais: Estes botões estão localizados no início da tela.
Item |
Descrição |
---|---|
Novo |
Clicando neste botão, você prepara a página para que sejam inseridas informações de um novo registro. |
Salvar |
Este botão lhe possibilita gravar os dados informados na página. |
Cancelar |
Ao pressionar este botão, você cancela as informações que você acabou de inserir ou atualizar, fazendo com o que o registro volte a ter os dados anteriores às alterações. |
Excluir |
Ao acionar este botão e, após, confirmar a exclusão, é possível excluir o cadastro selecionado. |