Índice
Existem pré-requisitos para isto?
O que posso fazer? De que forma?
Módulo Professores >> Frequência
Nesta funcionalidade você pode cadastrar, consultar, alterar e/ou remover as faltas dos alunos, a justificativa para as faltas dos alunos, além de registrar as aulas, os conteúdos ministrados, as práticas pedagógicas utilizadas, os conteúdos curriculares e as habilidades/capacidades trabalhadas na(s) aula(s).
Para acessar esta funcionalidade, é necessário que você seja professor, regente ou auxiliar da turma, ou administrador da entidade. Sendo que os administradores possuem permissão somente para consulta.
O professor, regente ou auxiliar da turma pode registrar faltas para os alunos mediante as seguintes regras:
• | Somente para alunos ativos, com situação Cursando. |
• | Para os alunos cancelados é permitido registrar falta até a data de cancelamento. |
• | Após a data da matrícula do aluno. |
• | Em dias letivos. |
• | É necessário que no sistema Educação o curso esteja configurado para utilizar frequência web. |
• | Enquanto o processo de cálculo da média da turma não estiver totalmente calculado. |
Para registrar uma aula, é necessário selecionar o ano letivo, escola, curso, turma, disciplina e período avaliativo, clicar sobre o dia e horário, e em Salvar na funcionalidade Frequência do dia. A aula mudará para a cor verde, exibindo o nome da disciplina. O ícone indica que na aula foram registradas informações sobre os conteúdo ministrados na aula da referida disciplina.
Para registrar falta para um aluno, basta clicar sobre o dia e horário, e conforme imagem abaixo, basta marcar o aluno e clicar em Salvar.
Para registrar a justificativa de uma falta, basta clicar na guia Faltas justificadas da funcionalidade Frequência do dia, informar a justificativa do aluno e clicar em Salvar.
Caso existam informações registradas no planejamento da turma e disciplina, estas serão inseridas automaticamente no conteúdo ministrado, sendo possível editá-las quando necessário.
Caso não exista planejamento registrado para o dia, é possível registrar as informações de conteúdo da disciplina manualmente, conforme segue:
• | Para registrar o conteúdo ministrado, basta clicar na guia Conteúdo ministrado, informar o conteúdo e clicar em Salvar. |
• | Para registrar as práticas pedagógicas, basta clicar na guia Conteúdo ministrado, informar as práticas pedagógicas(métodos/recursos práticos) e clicar em Salvar. |
• | Para registrar os conteúdos curriculares, basta clicar no botão Adicionar conteúdos curriculares, selecionar os conteúdos e clicar em Aplicar. É possível utilizar somente os conteúdos curriculares cadastrados para a disciplina no sistema Educação. |
• | Para registrar as habilidades/capacidades da disciplina, basta clicar no botão Adicionar habilidades/capacidades, selecionar as habilidades/capacidades e clicar em Aplicar. É possível utilizar somente as habilidades/capacidades cadastradas para a disciplina no sistema Educação. |
As informações sobre o conteúdo da disciplina são registradas por usuário, possibilitando a identificação do conteúdo que cada professor trabalhou.
UNREGISTERED EVALUATION VERSION
This help file was created with an unregistered evaluation copy of Help & Manual. © EC Software. All rights reserved. This message will not appear if you compile this help file with the registered version of Help & Manual.