Um dos pioneiros na implantação do Betha Livro Eletrônico, o município de Joaçaba, no meio-oeste catarinense, vem desfrutando as vantagens do sistema. Há aproximadamente três meses as arrecadações de ISS são procedidas através do programa. Antes o setor de tributos da prefeitura utilizava outra ferramenta, porém optou pela troca por dois motivos. “O custo de manutenção mais baixo e a integração com os outros sistemas utilizados aqui”, revela o técnico em administração e coordenador de fiscalização do município, Nivaldo Ghiggi.
O principal resultado alcançado até agora, de acordo com Ghiggi, foi manter a arrecadação de ISS no mesmo patamar. “Foi mudada a ferramenta para outra com o custo menor, integralizado e com a mesma arrecadação foi muito bom pra nós”, afirma.
Na avaliação de Ghiggi a integração do Betha Livro Eletrônico com o Betha Tributos tem grande importância para o dia-a-dia do setor. “O Tributos tem todos os cadastros e tudo o que acontece ali vai para o Livro Eletrônico. As alterações de dados são feitas apenas uma vez”, destaca. “A ferramenta antiga e o Betha Tributos não ‘conversavam’, e muitos contribuintes reclamavam que pagavam os impostos e o Tributos não acusava”, relata o servidor.
Os contabilistas de Joaçaba receberam treinamento e utilizam o Livro Eletrônico para declararem o imposto. Técnicos da Betha capacitaram e supervisionaram o trabalho dos profissionais, que estavam habituados à antiga ferramenta. “A assistência da Betha proporcionou uma transição sem tumulto”, diz. Na avaliação dele, é fundamental os contadores saberem utilizar o sistema. “O contador é a figura central, temos um relacionamento muito grande. Se os contadores não tiverem boa vontade, dificulta a arrecadação”, diz.