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Existem pré-requisitos para isto?
O que posso fazer? De que forma?
Cadastros >> Utilitários >> Hórus >> Sincronização Hórus - BNDASAF
• | Instituída pela Portaria n° 957/2016/GM/MS, e complementada posteriormente pela Portaria nº 938/2017/GM/MS, a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica é a responsável pela consolidação dos dados nacionais acerca do estoque dos estabelecimentos de saúde do município, ajudando a controlar rotinas de entradas, saídas diversas, dispensação para pacientes e posição de estoque. |
• | O objetivo do HÓRUS-BNDASAF é a formação de uma base de dados que possibilite o monitoramento constante das políticas de saúde do SUS, entre elas, a Assistência Farmacêutica. É constituída por dados do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), serviço de envio de dados (web service) e o sistema autorizador do Programa Farmácia Popular. |
Existem pré-requisitos para isto?
• | Para acessar esta página, você precisa estar vinculado ao sistema como Usuário de Secretaria e possuir as devidas permissões concedidas pelo usuário administrador do sistema; |
• | Para acessar o Hórus, a entidade precisa estar cadastrada no programa QUALIFAR (Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica); |
• | Para realizar a sincronização entre os sistemas (Saúde Fly e Hórus) de acordo com as novas determinações, podendo usufruir dos benefícios do acesso à BNDASAF, os profissionais dos municípios precisam solicitar o acesso ao Web Service, confira os passos abaixo de como acessar: |
Passo 1: Cadastro de novos usuários
O cadastro de novos usuários é feito no SCPA (Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso), acessando o link: http://aplicacao.saude.gov.br/datasus-scpaweb-usuario/.
Clicar em Ainda não é cadastrado?
Na próxima tela é preciso informar o e-mail do usuário antes de clicar em Avançar.
A próxima tela solicitará o preenchimento das informações cadastrais do profissional (Identificação, endereço, telefones para contatos, entre outros). Além disso, será preciso criar uma senha para conexão.
O acesso ao SCAP acontece mediante confirmação do cadastro, que será encaminhada até você por e-mail.
Passo 2: Solicitação de acesso ao Web Service no SCPA
Após o cadastro, é preciso acessar novamente o SCPA, e informar os dados para conexão (usuário e senha).
Conectado ao sistema, o profissional deverá clicar em Solicitar Acesso aos Sistemas, conforme imagem abaixo:
Uma lista de sistemas será apresentada na próxima tela, sendo que a opção a ser selecionada é WS-BNDAF - Web Service da Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica - Portaria GM/MS nº 957/2016.
Selecionada a opção indicada, o profissional deverá clicar em Avançar.
Na próxima tela é preciso indicar o perfil do usuário, sendo que as opções são:
ANA - Analista;
E - Estadual;
GES - Gestor;
M - Municipal;
USR - Usuário.
IMPORTANTE:
Dentre as opções de perfil apresentadas, os usuários poderão selecionar somente as seguintes:
• | E- Estadual: Para envio de dados das Secretarias Estaduais de Saúde (SES); |
• | M - Municipal: Para envio de dados das Secretarias Municipais de Saúde (SMS). |
Se o usuário necessitar enviar dados das SES e SMS, será necessário selecionar primeiramente uma das opções e concluir o cadastro, para posteriormente solicitar permissão de acesso para a outra esfera. O mesmo se aplica ao usuário que necessitar enviar dados de municípios distintos.
Selecionado o perfil, é obrigatório o preenchimento de uma justificativa antes de clicar em Incluir.
Passo 3: Envio de ofício ao Ministério da Saúde
O último passo consiste em enviar um ofício digitalizado assinado pelo secretário de saúde, formalizando a solicitação de acesso ao web Service. o envio do ofício é feito por meio do link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=33648
No ofício, deve constar:
• | Nome, CPF e e-mail da pessoa que terá acesso ao Web Service (previamente cadastrado no SCPA); |
• | Nome, UF e código do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do município. |
NÃO é necessário enviar ofício físico (em papel) para o Ministério da Saúde.
O que posso fazer? De que forma?
Diante da evolução trazida pelo HÓRUS-BNDASAF, o sistema Saúde Fly precisou atualizar alguns elementos da rotina de sincronização para que as informações registradas sejam validadas corretamente.
Agora, o período contemplado na sincronização não necessita ser referente a uma competência, você pode optar por selecionar um período de até 60 (sessenta) dias. Em tipo de sincronização, serão selecionados os registros para sincronização (entradas, saídas diversas, dispensação para pacientes e posição de estoque ). Em caso de consulta, selecione uma situação. Clique em Gerar e sincronizar.
Cada sincronização iniciada gera um número de protocolo que será informado quando você consultar uma situação específica. Na coluna Ação, você terá os indicadores acerca da situação da sincronização, sendo que quando ela estiver como "Sincronização com inconsistências no processamento", aparecerá a opção para emissão do relatório de inconsistências e ao lado, encontra-se o botão Ressincronizar.