Notícias


Cadastre-se
Receba nossos
informativos

Clientes da Betha em MG já contam com sistemas adequados ao novo PCASP

Municípios sediados em Minas Gerais e que são clientes da Betha Sistemas já estão utilizando sistemas preparados para atender as exigências do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Em nota publicada no último mês o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais informa que a partir do exercício 2014 as informações contidas nas remessas mensais ao Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (SICOM) serão consideradas para efeito de análise da prestação de contas anual do chefe do Poder Executivo Municipal, após a devida consolidação anual pelo Tribunal e validação pelo jurisdicionado.

Com isto, a adoção integral do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) deverá ser observada até o término do exercício de 2014, em consonância com a Portaria 634, de 19 de novembro de 2013, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a prestação de contas anual do exercício financeiro de 2014 deverá ser encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais nos moldes da nova Contabilidade Aplicada ao Setor Pública (CASP).

Os clientes da Betha Sistemas no Estado, porém, já contam com seus sistemas atualizados e com os campos necessários para a inserção das novas informações solicitadas, proporcionando aos municípios o repasse dos dados requisitados pelo Tribunal de Contas.

O consultor de desenvolvimento comercial da Betha, Maicon Madeira, acrescenta que por ter atuação nacional a Betha está desenvolvendo soluções para atender ao CASP em vários estados desde 2012. “Esta experiência trouxe maturidade à empresa, pois nossa equipe participou de grupos de discussão sobre as mudanças e absorveu todo o know how necessário para preparar os sistemas. Nossos técnicos já estão bem habituados a orientar nossos clientes para as novas exigências”, complementa.

Coordenador da Vertical Tribunais, Diordgenes Trombim detalha como a equipe de desenvolvimento da Betha se preparou para atender os clientes. "Quando iniciamos a virada de exercício de 2013 para 2014 para o estado de Minas Gerais sabíamos que a implantação do PCASP como sendo um plano de contas nativo do sistema traria benefícios diretos aos nossos clientes e parceiros. Já no ano de 2012 trabalhamos com nossos sistemas adaptados ao PCASP em alguns estados, o que nos deu a segurança para esta tomada de decisão”, conta Trombim. “Para a garantia do processo, desde o início, decidimos por não utilizar relacionamentos com o plano de contas até então vigente, pois conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas (NBCTs), que remetem a necessidade de representar fielmente o registro contábil com os fenômenos que lhe deu origem, estávamos cientes da importância de manter tal estrutura. Fidelidade esta que evita a omissão de qualquer parte do fato gerador o qual garante um efetivo atendimento ao objetivo da CASP, que é a evidenciação do patrimônio público. Por isso a escolha de ter um plano nativo, com todas as adaptações realizadas, a fim do cumprimento integral desta exigência federal e o fornecimento de um sistema seguro ao mercado de Minas Gerais", finaliza o coordenador.

 
 
Twitter Flickr Youtube Slideshare Facebook RSS