Notícias


Cadastre-se
Receba nossos
informativos

Fundador da Betha Sistemas, Cláudio Balsini, morre aos 75 anos

O empresário Cláudio Matos Balsini faleceu, aos 75 anos, nesta segunda-feira, 04, às 21:40, em decorrência de insulficiência pulmonar. O corpo de Balsini será cremado ainda na manhã desta terça, no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, após cerimônia reservada à família.

A vida de Cláudio Matos Balsini foi marcada pelo empreendedorismo. Formado em Engenharia Elétrica pela PUC-RS, antes de dedicar-se aos próprios negócios, foi diretor de diversas empresas, como as Carboníferas Metropolitana e Criciúma. Participou da fundação da Gráfica Etiketa, ao lado do advogado Paulo Moura Ferro, e investiu também na área de educação, através do Colégio Padrão. Foi em 1985 que Cláudio Matos Balsini fundou a Betha Sistemas, ao lado do empresário César Smielewski. Inicialmente, a empresa funcionava como um centro de processamento de dados. Em seguida, passou a alugar microcomputadores. Só em 1998, a Betha Sistemas definiu sua área de atuação, dedicando-se a partir daquele ano a focar seus negócios no desenvolvimento de softwares para prefeituras. Atualmente, a Betha Sistemas está presente em 19 estados brasileiros, reunindo mais de quatro mil clientes em 800 municípios e gerando mais de 1000 empregos diretos e indiretos. Além da Betha Sistemas, Balsini tem participação na empresa Carbobrás, voltado ao ramo de coque. Por sua trajetória empreendedora, Cláudio Matos Balsini recebeu a medalha de mérito Carl Franz Albert Hoepecke, concedida pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina a catarinenses que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Em 2005, após deixar a direção da Betha Sistemas e passar para o Conselho de Administração da empresa, Cláudio Matos Balsini passou a dedicar sua atenção ao Bairro da Juventude, instituição filantrópica onde são atendidas mais de 1500 crianças, adolescentes e jovens de Criciúma e municípios vizinhos. O Bairro da Juventude já contava com o apoio de Balsini através de projetos desenvolvidos pela Betha Sistemas. Mas a partir daquele ano, a instituição passou a contar com a presença do empresário. Ele implantou uma biblioteca e um cinema para uso das crianças e estimulou ainda mais a apreciação das artes através da Maratona Cultural. Ele queria que as crianças e adolescentes da instituição tivessem acesso ao cinema, à literatura e outras manifestações artísticas.

O empresário Cláudio Matos Balsini deixa esposa, dois filhos, noras e 4 netos.

 
 
Twitter Flickr Youtube Slideshare Facebook RSS