Notícias


Cadastre-se
Receba nossos
informativos

Chapecó lança serviço inédito de baixa de empresas por ferramenta eletrônica

Funcionalidade desenvolvida pela Betha Sistemas permite que processos que levavam até cinco meses sejam encerrados em dois minutos.

A prefeitura de Chapecó, no oeste catarinense, é pioneira no Estado ao adotar uma ferramenta eletrônica que agiliza o processo de encerramento das atividades de empresas sediadas no município. Por meio de uma funcionalidade inserida pela Betha Sistemas, empresa que desenvolve o sistema de Livro Eletrônico utilizado pela prefeitura, os contadores podem solicitar desde o início de julho a chamada “baixa da inscrição municipal" diretamente no sistema. Se o contribuinte estiver em dia com as obrigações fiscais municipais a baixa é concedida imediatamente.

O auditor de tributos Maurício Marafon explica que a ideia de disponibilizar a ferramenta foi uma solicitação do fisco municipal, da atual administração e dos contadores que atuam na cidade, motivados pela vontade de desburocratizar e agilizar rotinas de procedimentos. “É o caminho da modernização, hoje tudo passa por um sistema online”, resume o auditor. “O processo físico é moroso, burocrático e demandava tempo. Como é preciso obedecer a data de entrada dos pedidos e o volume de processos é significativo uma empresa às vezes acabava esperando em média quatro a cinco meses para ter sua baixa de inscrição efetivada. Hoje, se ela está em dia com o fisco, em dois minutos o contador consegue fazer a baixa pelo sistema”, conta ele.

Para regulamentar o procedimento eletrônico de baixa da inscrição no cadastro de atividades econômicas municipais uma legislação foi aprovada pelo município integrando a Lei que instituiu, em 2011, a Escola Fazendária e o Programa de Reestruturação da Administração Tributária de Chapecó. Por enquanto a baixa pelo sistema está disponível para atividades de comércio e indústrias, mas em breve prestadores de serviços também poderão utilizar a ferramenta. A expectativa da prefeitura é de que, de agora em diante, todas as baixas de empresas que não tenham pendências sejam feitas eletronicamente. “Isto deve diminuir em até 70% o trabalho físico com verificação do processo para conceder a baixa”, calcula Marafon. O maior impacto, de acordo com o auditor, será sentido nos próximos meses. “Dezembro, janeiro e fevereiro são os picos de encerramento de empresas. Neste período é que vamos conseguir medir quanto o processo foi agilizado com a desburocratização”.

Além de facilitar o trabalho dos contadores e acelerar significativamente o tempo necessário para obter a baixa o uso da ferramenta também impulsionará a diminuição de custos com mão-de-obra, permitindo que o servidor tenha mais tempo para se dedicar às suas principais atribuições. “Com essa ferramenta estamos maximizando o trabalho do fisco, voltando o foco para a arrecadação e não para as tarefas burocráticas. Temos certeza que, com isto, a prefeitura terá um incremento de receita”, avalia o auditor.

 
 
Twitter Flickr Youtube Slideshare Facebook RSS