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Arrecadação de IPTU cresce 15% em Balneário Gaivota com implantação do Cidadão Web

O município de Balneário Gaivota, no extremo sul de Santa Catarina, enfrentava problemas de arrecadação, principalmente no recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Isto acontecia porque a maior parte dos proprietários de imóveis localizados na região não reside na cidade. Próxima do Rio Grande do Sul, Balneário Gaivota é uma cidade litorânea e 80% dos contribuintes têm residência fixa no estado vizinho, se estabelecendo no município catarinense somente durante a temporada de verão.

Em janeiro de 2014 a administração implantou os sistemas Cidadão Web e Livro Eletrônico desenvolvidos pela Betha Sistemas e, no primeiro semestre de utilização das ferramentas, o município já contabiliza incrementos significativos na arrecadação.

“O município tinha dificuldade de cobrar IPTU porque muitas vezes os carnês não chegavam ao endereço do contribuinte que reside em outras cidades. A implantação do Cidadão Web facilitou a retirada e o pagamento do imposto e, com isto, já tivemos diferença de 15% na arrecadação de IPTU este ano”.
Julian Gregorini Domingos
Secretário de Arrecadação de Balneário Gaivota

A divulgação do novo serviço para o contribuinte foi feita por outdoors, jornais e rádios em Balneário Gaivota e municípios vizinhos. Antes do sistema um funcionário do setor precisava salvar uma versão do carnê em arquivo digital e enviar por e-mail para quem fazia a solicitação à distância. Com a chegada do Cidadão Web o próprio contribuinte acessa diretamente a área do site onde o carnê online fica disponível.

“Com a retirada do carnê pelo Cidadão Web as filas na prefeitura foram reduzidas e o atendimento ao público neste verão diminuiu consideravelmente”.
Julian Gregorini Domingos
Secretário de Arrecadação de Balneário Gaivota


Outro sistema que colaborou com a ampliação de recursos de Balneário Gaivota foi o Livro Eletrônico. A ferramenta online facilitou o trabalho dos contadores e agilizou a liberação de documentos e a emissão de extratos e certidões.

“Com o Livro Eletrônico a arrecadação de ISS deste primeiro semestre foi 18% maior”.
Julian Gregorini Domingos
Secretário de Arrecadação de Balneário Gaivota


Na área tributária o Secretário de Administração Julian Gregorini Domingos explica que os dois sistemas implantados supriram todas as necessidades do município. Agora outros setores serão beneficiados com a implantação de sistemas das áreas de saúde e obras.

“A administração está bastante feliz com a tecnologia que está sendo usada. Com os sistemas da Betha conseguimos melhorar muito para o contribuinte e, consequentemente, melhoramos nosso atendimento”.
Julian Gregorini Domingos
Secretário de Arrecadação de Balneário Gaivota

 
 
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