Notícias


Cadastre-se
Receba nossos
informativos

Novas exigências do Pcasp são apresentadas a contadores da Amrec

Betha Sistemas adiantou aos profissionais mudanças solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado para 2015.

Profissionais que atuam nas 12 prefeituras da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) participaram na manhã desta terça-feira (10/06) de um encontro com técnicos da Betha Sistemas para apresentação das adequações feitas nos softwares que atenderão as exigências do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (Pcasp). Previsto para entrar em vigor em janeiro de 2015 o novo Pcasp cria novas regras para a prestação de contas dos municípios com o Tribunal de Contas de Santa Catarina.

As prefeituras que não encaminharem suas informações de acordo com o novo padrão poderão ficar impedidas de receber transferências voluntárias e de contratar operações de crédito, além de estarem sujeitas a outras restrições por parte do Tribunal de Contas do Estado. Além de adequar antecipadamente os sistemas para Santa Catarina a Betha irá oferecer a partir do segundo semestre, por meio da Universidade Betha, treinamentos direcionados aos contadores e controladores públicos.

O secretário de finanças do município de Cocal do Sul, Clédio Fachin, disse que a participação no encontro foi válida para conhecer o novo funcionamento e preparar a administração para as mudanças. “Essa prévia foi importante para conhecer as atualizações necessárias para 2015 e irá facilita¿r¿ a gestão no dia a dia. Agora já podemos pensar em reunir as pessoas envolvidas para preparar o município para que não haja dificuldade”, explica ele.

A contadora Jadna Colombo Pereira, do controle interno da prefeitura de Forquilhinha, também considerou a apresentação importante. “É interessante e necessária em função do real início do Pcasp. Já ouvimos falar bastante, mas agora que vamos começar a trabalhar é que vamos ver na prática as dificuldades na execução”, pontu¿a a contadora. “Entendemos aqui a logística de como vai funcionar, mas estamos um pouco apreensivos de como cada área específica vai trabalhar”, comenta ela.

Para o contador da Amrec, Jacimar Torres, os próximos treinamentos ajudarão a entender ainda melhor as adequações. “Participo de palestras sobre o novo Pcasp já há dois anos, e agora no segundo semestre a Amrec dará treinamento para cerca de 60 profissionais que atuam na região. A apresentação prévia foi prática e os profissionais aproveitaram bastante. Essa aproximação é importante para que os contadores saibam que está sendo trabalhado para atender às exigências do Tribunal”, complementa.

O encontro da Amrec foi uma oportunidade também para tirar dúvidas sobre o detalhamento das fontes de recursos nos sistemas.

 
 
Twitter Flickr Youtube Slideshare Facebook RSS