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Das Prefeituras atendidas pela Betha no Paraná, 96% já enviaram dados ao SIM-AM

Prefeitura e Câmaras do Paraná que utilizam sistemas da Betha estão conseguindo agilizar a entrega dos dados ao Tribunal de Contas por meio do Sistema de Informações Municipais – SIM. Das 71 prefeituras atendidas pela empresa no Estado, 68 já fizeram o envio de Abertura do Exercício, e aproximadamente 50 já estão encaminhando seus envios mensais (SIM-AM).

Entre prefeituras, câmaras, fundos, fundações e consórcios do Paraná, a Betha soma 192 entidades atendidas no Estado. Destas, 40% são prefeituras, que representaram a maior complexidade de arquivos. Como o volume mensal de informações é bastante elevado, os sistemas Betha estão sendo fundamentais para facilitar o envio dos arquivos pelos municípios. Todos os sistemas foram adaptados para atender às novas exigências do Tribunal de Contas do Estado, e, além disso, assessorias especializadas vêm orientando os clientes das revendas Betha.

Responsável pela Assessoria InfoPúblis, Jonatas Freitas Onofre explica que as mudanças no Tribunal de Contas foram significativas e, por este motivo, as prefeituras precisam de orientação técnica para preencher os novos campos requisitados. “Foi uma mudança de 100%. Além do novo Plano de Contas, em 2013 ocorreram mudanças também nos sistemas que absorvem as informações das prefeituras”, exemplifica. “As prefeituras estão tendo dificuldades para entender os programas e os arquivos do Tribunal, e é tudo muito técnico”, completa Onofre.

A dificuldade para atender as novas exigências foi percebida na Câmara de Vereadores de Cascavel que, com auxílio da revenda Espyl, está regularizando a situação. “Foram muitas mudanças. Acionamos a equipe técnica da revenda e eles estão nos ajudando. Ainda estamos atrasados mas, agora que estamos mais ‘afiados’, a previsão é entregar um novo mês a cada 10 dias. O sistema atende às novas normas e estamos sendo bem atendidos”, destaca o contador da Câmara, Paulino Roberto Rodrigues.

A Prefeitura de Cornélio Procópio, que conta com o auxílio da Revenda Publis, está entre as que saíram na frente. “Estamos encerrando o mês de fevereiro e já vamos iniciar o de março. O sistema nos ajudou, foi muito bom porque sabemos que muitas prefeituras do Paraná não estão conseguindo fazer o envio no prazo, depois destas mudanças”, informa a diretora da área de contabilidade da prefeitura, Neusa da Freiria Fuin. “A Revenda Publis nos auxiliou bastante, via online e presencial quando precisamos”, destaca.

Como os prazos precisam ser prorrogados, Onofre destaca que, na média, quem está com as obrigações mais avançadas atualmente já conseguiu enviar os dados referentes ao primeiro quadrimestre de 2013. A InfoPúblis está assessorando prefeituras clientes das revendas da Betha no Paraná, e já orientou aproximadamente 20 prefeituras, direta ou indiretamente, que conseguiram então enviar suas informações.

 
 
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